TRE apresenta na AMA novo mapa eleitoral de Alagoas • RRCAC Contabilidade Pública

TRE apresenta na AMA novo mapa eleitoral de Alagoas

Consulta Zonas eleitorais alagoas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, apresentará nesta segunda-feira, durante a reunião da AMA, o rezoneamento das 50 Zonas Eleitorais do interior aos prefeitos, que devem ser reduzidas para 37 e o remanejamento das sedes de Zonas, de acordo com o estabelecido na Resolução nº 23.520, do TSE¹.

Vão participar da reunião com os prefeitos, além do presidente, os desembargadores eleitorais Tutmés Airan de Albuquerque Melo, Eleitoral Orlando Rocha Filho, Maria Valéria Lins Calheiros, Luiz Vasconcelos Netto, Raquel Teixeira Maciel Rodrigues – Procuradora Regional Eleitoral e o assessor jurídico Edney dos Anjos que fará a apresentação do projeto de rezoneamento eleitoral.

O presidente quer o apoio dos prefeitos para porque entende que os prejuízos – especialmente para os eleitores e servidores – são maiores que a economia que será feita, que gira em torno de R$ 200 mil/mês. O TRE/AL tem até o dia 18 de agosto para entregar ao TSE o projeto completo do rezoneamento e, posteriormente, aguardar uma definição por parte do Tribunal Superior.

A Resolução nº 23.520 do TSE estabelece diretrizes para a extinção e o remanejamento de Zonas Eleitorais do interior dos Estado. Publicado em junho, o documento objetiva racionalizar e otimizar os serviços eleitorais, adequando-os à iminente implantação do Documento Nacional de Identificação (DNI) e à realidade social, demográfica e geográfica dos municípios brasileiros.



O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley diz que os gestores estão preocupados com a efetivação do rezoneamento, especialmente quando da organização, fiscalização e processamento de um pleito eleitoral. Acrescenta que a extinção de 13 Zonas Eleitorais representará um prejuízo muito grande não apenas para os eleitores, mas para a democracia e que os prefeitos darão todo o apoio ao TRE para que a medida possa ser revista.

Zonas Eleitorais extintas em Alagoas

Em Alagoas, as 55 Zonas Eleitorais serão reduzidas para 37. Também haverá remanejamento das sedes de Zonas, de acordo com o estabelecido na Resolução nº 23.520, do TSE

Com o processo de rezoneamento em Alagoas, deverão ser extintas a 4ª Zona, sediada em Anadia, a 23ª em Capela, a 24ª em Colônia Leopoldina, a 25ª em Maragogi, a 30ª em Igreja Nova, a 32ª em Piranhas, a 35ª em Junqueiro, a 36ª em Limoeiro de Anadia, a 38ª em Piaçabuçu, a 41ª em Santa Luzia do Norte, a 42ª em Olho D’Água das Flores, a 43ª em Maribondo e a 52ª zona eleitoral, situada no município de Matriz de Camaragibe. 

Fonte: TRE/AL/Tribuna Hoje

¹ LINK RESOLUÇÃO: http://www.tse.jus.br/legislacao-tse/res/2017/RES235202017.html
• Nossos Serviços •

Postagens Relacionadas
Comente esta postagem!
As opiniões expressas na área de comentários são exclusivamente de seus autores, e não necessariamente refletem a opinião do website “RRCAC” sobre o assunto.
Instagram @rrcac1
Instagram