Convite Encontro para Gestores parceria AMA e TCE/AL 13.06.16 • RRCAC Contabilidade Pública

Convite Encontro para Gestores parceria AMA e TCE/AL 13.06.16

TCE AL O QUE E SICAP O QUE CARDUG FICHA CARDUG REUNIAO TRIBUNAL DE CONTAS ALAGOAS ENVIO SICAPO presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, conselheiro Otávio Lessa, convida os prefeitos alagoanos da Capital, do Interior, e todos os gestores municipais para um encontro, na sede da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos), na próxima segunda-feira, dia 13 de junho, a partir das 14:30 horas, quando será lançado o Programa IEGM (Índice de Efetividade em Gestão Municipal), através de módulos de gestão estratégica. 
O IEGM é um software que abrange os três níveis da Gestão: Planejamento, Tático e Operacional e que vai facilitar apuração do desempenho real da administração pública municipal. O índice será composto pela combinação dos itens levantadas a partir de questionários a serem preenchidos pelos jurisdicionados. A comunicação e tramitação de documentos, também serão avaliadas porque representam a centralização das informações em um sistema único.

Os indicadores apurados vão compor o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, instrumento que vai evidenciar a correspondência das ações dos governos municipais às exigências das comunidades, dentro dessas importantes áreas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança da Tecnologia da Informação.

O cumprimento dessas etapas atende, também, aos desejos do cidadão que precisa de acesso a elementos informativos que lhe permitam conhecer os resultados das ações dos gestores municipais e o cumprimento das propostas apresentadas por eles à sociedade.

O que é Cardug?


Na mesma reunião, será apresentado o Cardug – Cadastro de Responsáveis das Unidades Gestoras, um componente do Sistema Integrado de Controle de Auditoria Pública (SICAP) e de uso obrigatório pelos órgãos jurisdicionados destinados à qualificação dos responsáveis.

O Cardug foi criado através da Instrução Normativa nº 003/2010, fixando normas para o cadastramento dos responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos, cujos registros deverão ser comunicados, por meio eletrônico ao Sicap, que acompanhará e informará à presidência o não cumprimento da determinação da instrução.
FONTE: TCE/AL
• Nossos Serviços •

Postagens Relacionadas
Comente esta postagem!
As opiniões expressas na área de comentários são exclusivamente de seus autores, e não necessariamente refletem a opinião do website “RRCAC” sobre o assunto.
Instagram @rrcac1
Instagram